Pré-natal
O pré-natal é o acompanhamento médico realizado pelo obstetra durante a gestação. Ele tem seu início antes da concepção com as orientações preventivas, ocorre durante os 9 meses da gestação e só acaba após 45 dias após o parto, período chamado de puerpério. Durante o pré-natal as consultas são mensais até o 8° mês, passando a quinzenais neste, e no 9° mês semanais até o nascimento. Para isto é fundamental que a mulher saiba a data do início da última menstruação (DUM) para sabermos a data provável do parto (DPP) que ocorre no 9° mês (podendo ser da 38° semana a 42° semana). Para sabermos a data provável do parto (DPP) existe uma regra simples: adicionar 7 dias ao dia e 3 meses ao mês da DUM e teremos a data provável do parto (DPP). Esta data é a 40? semana de gestação, lembrando que o parto poderá ocorrer durante todo o 9°° mês (de 38 semanas a 42 semanas).
Durante as consultas são avaliados parâmetros do desenvolvimento materno e fetal. A avaliação materna consiste do controle do peso, pressão arterial, crescimento do abdome (útero) e análises laboratoriais de sangue e urina.
Na avaliação fetal a ultrassonografia desempenha o papel mais importante, através da visualização direta do feto, do seu crescimento progressivo, da avaliação da sua anatomia (morfologia) e da sua fisiologia, pela sua interação intrauterina com o líquido amniótico, cordão umbilical e placenta. Avaliações estas realizadas pela ultrassonografia transvaginal com doppler colorido no 1° trimestre, Morfológica, Dopplerfluxometria e Ecocardiografia no 2° trimestre e avaliação da vitabilidade fetal (Cardiotocografia, Perfil Biofísico Fetal) no 3° trimestre.