Mitos e Verdades

Beber pouca água causa infecção urinaria?

Verdade. O hábito de beber pouca água diariamente aumenta o risco de infecção urinaria por aumentar a concentração de urina e propiciar que bactérias causem infecção, assim como prender a urina por muito tempo.

As mulheres apresentam com frequência cálculos na vesícula biliar?

Verdade. As mulheres frequentemente desenvolvem cálculos na vesícula biliar, principalmente após os 30 anos e que tenham mulheres na família com histórico de cálculos da vesícula. A ultrassonografia do abdome deve ser realizada para o seu diagnostico.

Tomar pílula anticoncepcional diminui a libido?

Verdade. A libido diminui nas usuárias de pílulas anticoncepcionais.

A pílula do dia seguinte é abortiva?

Mito. A pílula do dia seguinte impede que ocorra a concepção.

Suspender a menstruação com uso de anticoncepcionais e DIU causam infertilidade?

Mito. O uso de pílulas anticoncepcionais e DIU para suspender a menstruação com supervisão medica não causa infertilidade, sendo indicados nas pacientes com intenso fluxo menstrual e cólicas menstruais.

O autoexame das mamas deve ser feito sempre após a menstruação?

Verdade. O autoexame das mamas é feito após a menstruação por que no período pre-menstrual as mamas estão mais sensíveis e inchadas devido aos hormônios, confundindo a presença de nódulos que não existem com a glândula mamaria.

Os distúrbios da Tireoide são mais comuns nas mulheres que nos homens.

Verdade. Existe maior frequência de distúrbios da tireoide nas mulheres principalmente quem tem histórico familiar de hipotireoidismo. Causam frequentemente ganhos de peso, indisposição e fraqueza. A avaliação hormonal deve ser feita para o seu diagnostico.

A menopausa ocorre mais cedo nas mulheres que menstruam mais cedo?

Mito. A menopausa ocorre em todas as mulheres entre os 45 e 55 anos. Antes dos 40 anos é chamada de menopausa precoce. As fumantes entram na menopausa em média 5 anos mais cedo.

A depilação é um ato higiênico?

Mito. A depilação é uma opção comportamental social, retira a proteção natural e diminui a oleosidade da pele que a protege das infecções. Após a depilação usar cremes protetores das infecções.

A colocação de próteses mamárias de silicone dificulta a amamentação e o rastreamento do câncer de mama?

Mito. As próteses mamárias não interferem na lactação e no rastreamento do câncer de mama.

O congelamento de óvulos deve ser feito de preferência antes dos 35 anos?

Verdade. As mulheres nascem com todos os óvulos que vão diminuído gradualmente em quantidade e qualidade a medida que envelhece. Quanto mais velhos os óvulos menores as chances de engravidar e maiores os riscos de abortamento e anomalias genéticas.

A mamografia causa câncer de mama?

Mito. A realização de mamografia anual após os 40 anos deve ser feita anualmente para o rastreamento do câncer de mama e não aumenta os seus riscos.

Ficar com o biquíni molhado por muito tempo causa corrimento?

Verdade. O biquíni molhado só favorece a proliferação de bactérias e fungos, como o causador da candidíase, infecção que provoca corrimento e coceira vaginal.

Fonte: ZH

Absorventes perfumados podem provocar alergia?

Verdade. As substâncias que provocam o perfume nos absorventes podem causar alergia, coceira, fissuras externas, ardor e dor na relação sexual. Opte sempre pelos absorventes sem fragrância.

Fonte: ZH

É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças?

Mito. Lavar e secar bem a roupa íntima já é o suficiente. Porém, o ideal é que a calcinha seque ao sol.

Além disso, a mulher deve atentar para o surgimento de alergias causadas por produtos químicos em pessoas sensíveis, por isso é importante enxaguar bem as roupas para evitar o acúmulo de produtos.

Fonte: ZH

Absorventes internos não podem ser usados por mulheres virgens?

Mito. Cerca de 95% das mulheres podem usá-los, independente de sua vida sexual. É recomendado apenas que se faça um exame ginecológico antes de fazer esta opção para ter certeza de que não há problemas. O hímen é uma membrana elástica que na maior parte das vezes suporta o uso dos absorventes internos.

Fonte: Extra

Dormir sem calcinha é bom?

Verdade. Este é um hábito muito bom para a saúde íntima, já que deixa a região arejada e evita irritações durante a noite. É importante apenas que se saiba que esta não é uma obrigação e nenhuma mulher precisa dormir vestida de uma maneira que não goste.

Fonte: Extra

O sabonete íntimo feminino é a melhor opção para a higiene diária da mulher?

Mito. Não há a menor necessidade de se fazer uso diário dos sabonetes íntimos femininos. Eles são indicados para quando existe uma infecção bacteriana, por tempo curto. A região íntima não é mais suja do que as outras partes do corpo e não precisa de uma limpeza com um produto especial se não estiver apresentando problemas.

Fonte: Extra

Calcinha de algodão é melhor do que as com tecidos sintéticos?

Verdade. A famosa calcinha branca de algodão tem a capacidade de favorecer a transpiração e ventilação necessária para a vagina. Dependendo da cor da calcinha, ela pode soltar substâncias químicas como corante e provocar irritação.

Fonte: ZH

Banho de água fria é mais indicado para a higiene íntima da mulher?

Mito. O que acontece é que a água fria agride menos a pele, mas em relação à higiene a temperatura da água não interfere.
Fonte: ZH

Usar calças muito apertadas prejudica a saúde da região íntima?

Verdade. As calças muito apertadas podem ajudar a aumentar a temperatura e a umidade da zona íntima, criando um ambiente propício para germes.

Fonte: Extra

Não se deve depilar a região íntima por completo?

Mito. Não há nenhum problema na depilação ser feita no formato desejado pela mulher. É preciso apenas que se mantenha os hábitos de higiene para evitar infecções.

Fonte: Extra

O absorvente diário ajuda a manter a higiene?

Mito. Os absorventes diários ajudam a abafar a região íntima e criam um ambiente mais propícios para a proliferação de bactérias. Eles só devem ser usados quando há um aumento de fluidos ou em período próximo à menstruação.

Fonte: Extra

Adolescentes que usam contraceptivos terão redução da fertilidade no futuro?

Mito. A partir da primeira menstruação, as adolescentes podem fazer o uso do método contraceptivo, o que não interfere no sistema reprodutivo da mulher no futuro. Porém, a indicação do anticoncepcional deve ser feita pelo ginecologista.

Fonte: ZH

Copyrights © 2024: Clínica Dr. Maurício Lorenzatto - Todos os direitos reservados
site desenvolvido pela Vioti Comunicação